Aula Ministrada pelo Prof. Benedito Donizeti Bonatto

Na aula do dia 14/04, o professor Benedito Donizeti Bonatto ministrou uma aula referente à segurança no trabalho, com ênfase a segurança com eletricidade.

O primeiro ponto abordado foi em relação o que os discentes entendiam por segurança e com isso foram apresentadas diferentes respostas, mas com um adendo do professor que mostrou que a segurança esta ligada ao planejamento, proteção, prevenção, conformidade as normas técnicas e procedimentos do trabalho, não apenas equipamentos de proteção.

Uma dinâmica feita pelo professor foi pesquisar na internet “Estatística de acidentes com eletricidade”, encontrando um documento da Abracopel. Neste documento foi apresentado um gráfico em que mostra o total de mortes em acidentes de origem elétrica no ano de 2020, totalizando 764 mortes, sendo uma média de quase duas mortes por dia. Outro dado importante foi o número de acidentes de origem elétrica em 2020, totalizando 1502 acidentes.

Com essa pesquisa, foi concluído que a maioria desses acidentes poderiam ter sido evitados, caso houvesse precaução e proteção nos ambientes em que ocorreram estes acidentes.

Em uma apresentação de slide sobre “Efeitos Fisiológicos da Corrente Elétrica sobre o Corpo Humano” do professor Raphael Alves Brochado, contendo informações sobre o que é a eletricidade e seus conceitos básicos, com uma informação em que o corpo humano não foi feito para receber corrente elétrica, pois a passagem da corrente tem o efeito térmico, neurológico, destruição de camadas internas do corpo (queimaduras), fibrilação ventricular levando a parada cardíaca e os pulmões também.

Outro ponto importante, foi a diferença entre negligência, imprudência e imperícia. Sendo que negligência é a falta de cuidado não tomando as devidas precauções, imprudência é o ato de agir perigosamente com falta de precaução e imperícia constata em agir com inaptidão, falta de qualificação, dessa forma, esses fatores fazem com que ocorram os acidentes, além da falta de conhecimento. Outra diferença, é entre perigo e risco, sendo perigo a exposição a uma condição com potencial de dano, lesão ou perda e risco é a combinação de probabilidade da ocorrência de um acidente, sendo que o perigo há formas de proteção, para minimizar o risco.

A última questão levantada foi “Quem é responsável pelas ações de Segurança do Trabalho?”, a resposta desta pergunta vem de um documento Noções Básicas Sobre Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho que é de responsabilidade de todos e depende da efetiva participação da empresa, do envolvimento de todas as chefias ou lideranças e da cooperação de cada trabalhador.


14 de Abril de 2022, Universidade Federal de Itajubá

Itajubá - MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica

Contexto Histórico e o Papel do Engenheiro Eletricista

Aula Ministrada Pelo Prof. Pedro Balestrassi