Aula Ministrada pelo ex-aluno Pedro Camargos

Na aula do dia 02 de junho de 2022, que foi ministrada pelo ex-aluno e agora engenheiro Pedro Camargos foi abordado o tema “da Graduação para força de trabalho” que consistiu em explicar melhor como funciona o mercado de trabalho depois da graduação.

Há principio ele nos mostrou e comentou um pouco sobre sua formação e algumas experiencias profissionais. Logo em seguida apresentou e comentou sobre o Principio de Pareto que diz que 80% das consequências advém de 20% das causas e relacionou com o trabalho/projetos de engenharia elétrica. Logo após nos apresentou os conceitos da engenharia elétrica que seriam: as Leis de ohm e os conceitos de corrente alternada e corrente continua e usou como exemplo as placas fotovoltaicas, relacionando assim os conceitos com a pratica no trabalho do engenheiro eletricista.

Vimos também os elementos passivos que são os resistores, capacitores e indutores. E também os ativos que são as baterias que fornecem energia ao circuito, e todos nos foram mostrados com imagens e exemplos no google.

Nos apresentou também as leis de Kirchhoff que são as leis das malhas e dos nós, e nos mostrou como seria a aplicação no dia a dia em uma empresa, como por exemplo em projetos envolvendo energia elétrica.

Em seguida entramos no assunto das Estruturas dos Sistemas elétricos de potência e nos foi apresentado a formação (central, estações, subestações.) e foi utilizado um exemplo de como chega à energia em nossa casa por meio desse sistema. Em seguida nos mostrou alguns tipos de produção de energia como a eólica, hidráulica, solar e nuclear. Mas se aprofundou mais na hidráulica que é a predominante em nosso país mostrando no google como funciona a produção em hidrelétricas e como a energia é distribuída pelas torres de transmissão até chegar em nossa casa como o exemplo citado antes. Comentou também sobre a função dos disjuntores e as vias de alta tensão.

Nessa parte nos mostrou alguns links de livros e conteúdos relacionados a matéria do curso para auxiliar nos estudos e algumas formas alternativas (como mangás) para tornar o estudo algo prazeroso. Deu algumas dicas de programas que vão ser utilizados durante a graduação e que vão ser importantes no mercado de trabalho também, como por exemplo o Excel que segundo o Pedro é fundamental aprender. Outros como Anarede, Anafas, que também são importantes no mercado de trabalho, e em seguida nos mostrou alguns desses softwares e sua aplicação na prática.

Comentou sobre a importância na vida profissional e acadêmica de aprender alguma linguagem de programação como Python ou Java Script e nos deu dicas sobre o que cada uma faz e qual escolher. Entrou também no assunto sobre migração de área e a importância do Networking (saber lidar com diferentes tipos de personalidades e da importância do capital social e do bom relacionamento tanto na graduação como na vida profissional), e de ter uma boa qualidade de vida relacionado há um emprego com um ambiente saldável.

Mostrou e comentou a importância dos projetos de competições tecnológicas, e deu o exemplo do Cheetah E-Racing. Falou brevemente sobre o que são as empresas juniores, e nos mostrou como chegar nos links de pesquisa sobre os projetos e as empresas juniores.  

Na ultima parte ele nos mostrou como seria o dia a dia de um engenheiro eletricista no âmbito profissional, apresentou o site da empresa em que ele trabalha (ProNext Engenharia) e nos explicou sua função na empresa na parte de estudos elétricos no condicionamento de equipamentos, na especificação das partes elétricas como disjuntores, etc. Nos mostrou alguns documentos com que ele trabalha e explicou o processo. E finalizou a palestra mostrando alguns relatórios de curto circuito feitos no programa Anafas.  

 

 

 

        02 de Junho de 2022, Universidade Federal de Itajubá

Itajubá - MG

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica

Contexto Histórico e o Papel do Engenheiro Eletricista